Boot de CD-ROM para maquinas velhas



Uma das grande facilidades para se instalar sistemas operacionais hoje são os cd-roms com boot. Se não me engano, desde o Windows 98 essa opção já existe e não me recordo qual foi a primeira distribuição de Linux que passou a usar este artifício.

O fato é que, embora facilitador isso trouxe um impasse para quem vez por outra precisa instalar algo em computadores do arco-da-velha como um 486 onde a BIOS não possue o mínimo suporte ao padrão El-Torito utilizado no boot destes cd´s.

Depois de muito apanhar procurando, por exemplo, imagens de boot específicas para cada distribuição de Linux que eu tentava instalar, encontrei o OLDBIOS CD Bootdisk.

Não tem como ser mais simples. Copie o arquivo de 146KB e crie o diskete de boot com o mesmo. Coloque o disco de instalação do sistema no cd-rom, o diskete no drive e inicialize o PC. Automaticamente a imagem de inicialização no diskete vai procurar por um CD-ROM e se possível inicializá-lo.

Não sei ao certo quais as limitações desse disco, mas nas diversas configurações que testei ele deu conta do recado fácil fácil.

Uma cortesia de Lightspeed, webmaster do oldfiles.org.uk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TED

CFTV com Zoneminder e Linux

Take the blue pill.