Framework CodeIgniter para PHP

Depois de algum tempo usando o Symphony, cheguei a duas conclusões:

1- é muito bem feito.
2- é muito pesado.

As aplicações que costumo desenvolver podem, depois de um tempo, chegar a uma complexidade razoável e tornar difícil organizar todo o código, dai a idéia de utilizar um framework. Mas, o framework deve ajudar e não atrapalhar seu desenvolvimento, e no critério velocidade o Symphony deixou um pouco a desejar para mim. O custo mínimo para desenvolver uma aplicação é alto demais e a carga de qualquer página parece que vai derrubar o servidor.

Voltei então a pesquisar sobre frameworks para PHP e depois de pular os clássicos Prado e CakePHP, acabei encontrando o CodeIgniter.

A primeira vista o CodeIgniter parece um amontoado de código perdido, mas observando com mais cuidado é possível notar que o framework é simples e leve. Provavelmente um dos detalhes é ele não assumir nada por você, ou seja, se você precisa de conexão à banco de dados na sua aplicação, precisa adicionar na configuração que o framework deve carregar as bibliotecas de database.

O CodeIgniter, como a maior parte do frameworks, trabalha com MVC, possui uma abstração de banco de dados chamada ActiveRecord, sim é um plágio do RubyOnRails, e suporte a templates Smarty. Essas features podem receber upgrades com os plugins disponíveis.

De cara, encontrei apenas um problema com o CI, sua configuração básica exige para conexão ao MySQL que sua versão mínima seja a 4.1, o problema é porque o CI faz um setup na conexão acertando os charsets e collations do MySQL, opções que só existem a partir do 4.1. Sem muito esforço, encontrei no próprio site do CI um post que explica como tratar esse tipo de problema.

Vou continuar postando aqui as experiências que me ocorrerem com o CI, e provavelmente farei alguns benchmarks de algumas aplicações que pretendo portar para ele.

Comentários

Anônimo disse…
Boa Noite,Ricardo .. voce poderia postar mais coisas referentes a esse framework. Nao consigo fazer a instalacao do mesmo... ?

Postagens mais visitadas deste blog

TED

CFTV com Zoneminder e Linux

Take the blue pill.